MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE

Na Fras-le persegue-se, incansavelmente, o princípio básico de que o bom desempenho econômico-financeiro deve, necessariamente, vir acompanhado de claras atitudes em favor do meio ambiente. Minimizar e prevenir os impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos são objetivos e metas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Fras-le, que existe desde 1998 e obteve certificação na Norma ISO 14001:1996 em 1999.

Respeitando esta política, foi a primeira empresa fabricante de materiais de fricção da América do Sul a obter a certificação na norma ISO 14001, conhecida como ISO Ambiental.

Um Sistema de Gestão Ambiental certificado representa confiabilidade e demonstra que a empresa gerencia e controla os aspectos ambientais que geram impactos significativos no meio ambiente, priorizando a adoção de ações preventivas. Uma das mais sólidas demonstrações de seriedade com a política ambiental vem do pioneirismo da empresa no monitoramento do amianto, iniciado em 1983, e hoje totalmente eliminado de toda a linha de produção da Fras-le desde 2006.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos da Fras-le monitora e controla a identificação, separação, o acondicionamento, armazenamento e transporte dos resíduos perigosos e não-perigosos O gerenciamento de resíduos sólidos é fundamental para garantir a preservação do meio ambiente, evitar desperdícios e reduzir custos.

Compostagem de Resíduos Sólidos Industriais

A compostagem é um processo controlado de decomposição de matéria orgânica no estado sólido e úmido, que resulta num composto orgânico utilizado como fertilizante ou condicionador do solo. Esse tratamento é realizado internamente, utilizando-se o lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes juntamente com as podas de jardim. Com Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) para a realização do tratamento, o composto é utilizado nas áreas internas da empresa como adubo. O lodo da estação de tratamento de efluentes é um resíduo que, antes do projeto, era destinado para aterro ou co-processado e atualmente é utilizado como matéria-prima na produção de adubo. A utilização da compostagem contribui para a organização e gerenciamento ambiental, como também, na melhoria dos processos de coleta seletiva devido à necessidade da segregação na fonte geradora,além de servir como ferramenta educacional e de conscientização para os funcionários da empresa e seus familiares na medida em que há a orientação para a coleta seletiva e informações sobre o processo de compostagem.

Compostagem na Fras-le

Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos (ETE)

A ETE da Fras-le recebe e trata todos os efluentes líquidos industriais e os domésticos (gerados no restaurante, banheiros e vestiários), tratando-os por meio de processos FÍSICO-QUÍMICOS e BIOLÓGICOS.

Reuso de Efluente Tratado

O efluente tratado é reaproveitado e retorna para fins industriais, como por exemplo: lavador de gases, sanitários, limpeza de máquinas e pisos.

Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos da Fras-le

O tratamento dos gases provenientes dos Tratamentos Térmicos é realizado por meio de dois tipos de Sistemas: o sistema de Lavagem de Gases, onde os gases são tratados quimicamente para a remoção dos contaminantes e particulados existentes; e os Queimadores de Gases, que são instalados nas Estufas para a combustão dos gases poluentes. Ambos os sistemas controlam a emissão de gases e minimizam a poluição do ar.

- Prêmio Interação 1994 - Projetos Ecológicos Automotivos - conferido pela Mercedes-Benz pela Fras-le ter desenvolvido uma linha de lonas e pastilhas de freio sem amianto.

- Prêmio “Selo Verde”, em 1998 - mérito ao desenvolvimento de produtos para freio, sem amianto.

- 13º Prêmio Expressão de Ecologia, em 2005, com o case “Compostagem de Resíduos Sólidos Industriais”, na categoria Controle da Poluição – Setor Metal-mecânico.

- Prêmio RS Sustentável, em 2006.

- Finalista Prêmio Febramec – Meio Ambiente, em 2007, pela atuação da empresa na Preservação Ambiental.

- Prêmio FIEMA – Categoria Tecnologia Ambiental, com o título “Desenvolvimento de material de fricção utilizando materiais recicláveis”.

- Prêmio Febramec – Meio Ambiente, em 2008, pela atuação da empresa na Preservação Ambiental.

CATÁLOGO ELETRÔNICO DE APLICAÇÕES

Clique no botão abaixo para acessar o Catálogo Eletrônico de Aplicações Fras-le

ACESSAR

Clique no botão abaixo para fazer o download do Catálogo Eletrônico de Aplicações Fras-le

DOWNLOAD Instruções
Fechar
  • 1. Clique no botão DOWNLOAD e escolha SALVAR;
  • 2. Descompacte o arquivo na pasta de sua preferência;
  • 3. Clique duplo no arquivo “instala.exe” e siga as instruções;
Acesso à newsletter

Para acessar este conteúdo informe os campos abaixo:

A política de privacidade online da Fras-le baseia-se nos princípios do seu compromisso com a transparência e o respeito nas relações com seus clientes, fornecedores, parceiros e visitantes. Portanto se compromete em não divulgar, de forma gratuita ou remunerada, quaisquer informações suas a terceiros.